fbpx

Como passar um cheque: Um guia passo a passo

Last updated on março 25th, 2024 at 08:53 pm

passar um cheque

Na era dos cartões de crédito e pagamentos móveis, é fácil transferir dinheiro digitalmente através da Remitly e outros serviços. No entanto, ainda há ocasiões em que apenas dinheiro em espécie ou cheques servem. Precisa de uma revisão rápida sobre como preencher um cheque? Nós te ajudamos com os passos a seguir.

Como passar um cheque: 6 passos rápidos

  1. Data: Escreva a data atual no canto superior direito.
  2. Nome do Beneficiário: Na linha marcada como “Pay to the Order of”, escreva o nome do destinatário.
  3. Valor em números: Na caixa ao lado do sinal de cifrão, escreva o valor numérico.
  4. Valor por extenso: Escreva o valor por extenso na linha abaixo do nome do beneficiário.
  5. Memorando (Opcional): Adicione uma nota ou referência na linha do memorando para seus registros.
  6. Assine: Não se esqueça de assinar seu cheque na linha inferior direita.

Tipos de cheques

Existem vários tipos de cheques, desde cheques de viagem (traveler) a cheques administrativos, mas o principal tipo que você preencherá é um cheque pessoal.

Com cheques pessoais, cabe a você preencher as informações, como o valor do pagamento e o nome do destinatário.

Seu banco ou instituição financeira geralmente completa os outros tipos de cheques para você. Você pode precisar assinar, mas um caixa ou funcionário do banco cuidará dos detalhes e verificará sua conta para ver ela possui fundos suficientes.

Como preencher um cheque pessoal

passar um cheque

Aqui está como proceder passo a passo para preencher um cheque.

1. Escreva a data no canto superior direito do cheque.

No canto superior direito do cheque, você precisará preencher a data atual na linha de data. A data correta é importante, pois os bancos não são obrigados a aceitar cheques com mais de seis meses. Nos EUA, um conjunto de leis chamado Código Comercial Uniforme (UCC) regula esses detalhes.

Às vezes, você pode precisar “pós-datar” um cheque: isso significa escrever um com uma data futura. Tenha em mente que um cheque pós-datado só poderá ser sacado após a data indicada nele. Algumas empresas podem não aceitar cheques pós-datados por esse motivo.

Certifique-se de escrever corretamente o mês, dia e ano no canto superior direito do cheque. O beneficiário pode não conseguir sacar o cheque se a data estiver imprecisa ou ilegível. Nesse caso, seu banco ou cooperativa de crédito devolverá o cheque para você, e você pode ser taxado.

2. Inclua o nome do beneficiário.

Na primeira linha do cheque, você verá as palavras “Pay to the order of________.” Esta é a linha do beneficiário, onde você deve preencher o nome da pessoa ou empresa que irá sacar o cheque.

O nome do destinatário deve estar no cheque para que eles possam depositar os fundos em sua conta bancária ou conta de cooperativa de crédito. Certifique-se de incluir o nome completo, não um apelido, e escreva claramente para que o destinatário possa depositar os fundos com sucesso.

Se você estiver pagando a uma empresa, certifique-se de escrever o nome exato da organização. Verifique a conta para determinar o que colocar ao escrever um cheque.

A ortografia correta também é importante, então verifique duas vezes antes de começar a escrever.

3. Preencha o valor do cheque em números.

Em seguida, você verá um pequeno quadrado no lado direito do cheque. Nesse espaço, preencha o valor total do pagamento usando números padrão (ou seja, 1, 2, 3, etc.). Alguns cheques possuem um sinal de cifrão, e outros não. Se não tiver, você não precisa colocar um.

Certifique-se de incluir o ponto decimal no lugar certo para que não haja erros no processo de saque.

Para ajudar a prevenir fraudes, adicione $.00 ao valor numérico do cheque se estiver escrevendo um cheque que não inclui centavos. Por exemplo, escreva $100.00 em vez de $100. Tomar essa medida impedirá que alguém adicione zeros adicionais ao valor em dinheiro.

4. Escreva o valor numérico por extenso.

Logo abaixo da linha do beneficiário, há uma linha em branco com a palavra “dólares” à direita. Nesta linha, preencha o valor em dólares do cheque por extenso.

Por exemplo, se seu cheque é de $142.57, você escreveria “cento e quarenta e dois dólares e cinquenta e sete centavos”, ou em inglês “One hundred forty-two and 57/100”. Se o valor em dólares for inteiro, você ainda deve incluir “00/100” para esclarecer que não foram omitidos centavos por engano.

Por que você tem que escrever o valor do cheque duas vezes? Em resumo, é para garantir que o cheque esteja com o valor correto. Se os números dentro do quadrado forem diferentes do valor escrito por extenso, o beneficiário não poderá sacá-lo.

À direita dessa linha, você também pode ver um número 100 com uma linha acima dele. Se seu cheque tiver essa opção, você pode incluir o número de centavos aqui em vez do valor em dólares por extenso. Você também pode simplesmente inserir “00” para um valor em dólares inteiro aqui.

5. Assine o cheque.

Você perceberá uma linha em branco no canto inferior direito do cheque. Este é o local onde você assina o cheque. Um cheque só pode ser sacado se houver uma assinatura válida na parte inferior, então certifique-se de que ela esteja clara e legível.

Quando você abriu sua conta corrente, o caixa ou o representante de atendimento ao cliente provavelmente fez você assinar algo chamado cartão de assinatura. Você precisará usar a mesma assinatura que usou quando inicialmente assinou este cartão, por motivos de segurança.

Por exemplo, se você escreveu “Jonathan Smith” no cartão de assinatura, você deve assinar da mesma maneira. Se você escrever “John Smith” em vez disso, o banco pode devolver o cheque.

Em alguns casos, uma conta corrente pode ter mais de uma autoridade de assinatura — por exemplo, se for uma conta bancária conjunta ou empresarial.

Se os nomes na conta forem separados por um “or”, como “John Smith or Mary Smith”, apenas uma pessoa precisará assinar o cheque. Contas intituladas com “and”, como em “John Smith and Mary Smith”, precisam das assinaturas de ambas as pessoas.

6. Faça anotações na seção de memorando.

O preenchimento da linha de memorando no lado esquerdo inferior do cheque é opcional, a menos que o beneficiário o tenha solicitado.

Um memorando pode ajudar o destinatário a acompanhar os pagamentos recebidos, mas também é útil para sua própria organização de registros. Por exemplo, você poderia escrever “Aluguel de junho”, “Depósito do carro” ou “Presente de aniversário”, dependendo do propósito do cheque.

Deixe o verso do cheque em branco. O destinatário precisará assinar seu próprio nome no verso do cheque para endossá-lo.

7. Verifique tudo novamente.

Conferir todas as informações nos cheques em papel pode garantir que seu pagamento seja processado sem problemas. Siga esta lista de verificação:

  • A data está correta?: A menos que você esteja escrevendo um cheque pré-datado, a data de hoje deve aparecer na linha da data.
  • A forma numérica e por extenso coincidem?: O valor por extenso deve corresponder aos números no quadro à direita.
  • O cheque está endossado para a pessoa certa?: Verifique se você escreveu corretamente o nome da pessoa ou organização a quem deseja pagar.
  • Você precisa de um memorando?: O preenchimento do memorando geralmente é opcional, então certifique-se de adicionar um se desejar.
  • Você assinou?: É fácil preencher um cheque e esquecer de assiná-lo. Certifique-se de que sua assinatura esteja na linha inferior direita.

8. Mantenha controle de seus cheques.

Após ter passado um cheque, é uma boa ideia registrar a transação imediatamente em seu registro de cheques (se você não tiver outro método de controle de despesas).

No final do seu talão de cheques, você verá um registro onde pode listar para o que cada cheque foi usado. Você pode escrever o número do cheque, o valor do cheque, o beneficiário e a data do cheque. Isso pode ajudar no orçamento e no controle de suas finanças pessoais.

O online banking também pode ajudá-lo a acompanhar seus cheques. Muitos aplicativos bancários permitem que você veja uma imagem digitalizada de seus cheques após descontados. Após o destinatário descontá-lo, você verá essa movimentação registrada na atividade de sua conta.

Lembre-se de que seu talão de cheques não é apenas para registrar cheques. Para acompanhar seu saldo com precisão, você também deve incluir:

  • Saques e depósitos em caixas eletrônicos
  • Transações de depósito direto
  • Qualquer outro depósito
  • Pagamentos com cartão de débito e crédito
  • Pagamentos eletrônicos como transferências ACH, transferências Wire e transações de pagamento de contas online
  • Taxas que seu banco deduz

Comparar seu registro de cheques com seu extrato bancário todo mês pode ajudá-lo a identificar erros.

Quais informações são impressas em um cheque?

Cheques vêm em uma ampla variedade de estilos, mas todos têm alguns detalhes em comum, incluindo:

Número de roteamento

Encontrado na parte inferior do cheque, o número de roteamento identifica seu banco para que o banco receptor possa obter o dinheiro.

Número da conta

Também localizado na parte inferior do cheque, o número da conta identifica sua conta específica. Ele permite que seu banco saiba qual das milhares de contas correntes em seu sistema deve ser debitada quando o cheque é apresentado.

Nome e endereço do banco

O nome e endereço do seu banco ou cooperativa de crédito aparecerão abaixo da linha onde você escreve o valor do pagamento por extenso.

Número do cheque

Encontrado no canto superior direito e ao longo da parte inferior, o número do cheque permite que você identifique facilmente os cheques.

Número da American Banking Association

Localizado no topo à direita, o número da American Banking Association ou ABA identifica seu banco.

Nome e endereço do titular da conta

A maioria dos cheques também terá o nome e endereço do titular da conta no canto superior esquerdo. Cheques iniciais que você recebe ao abrir contas e cheques de balcão que você recebe no banco são a exceção.

Como sustar um cheque – e por quê

Às vezes, você pode precisar sustar um cheque.

O que é um cheque sustado? É simplesmente um cheque que você cancelou, então ele não pode ser descontado. Você pode sustar um cheque em branco ou um que você preencheu mas decidiu não usar.

Considere esta situação: Você começa um novo emprego que exige que você receba pagamentos por depósito direto. Para garantir que seu empregador tenha o número de roteamento e o número da conta corretos, eles podem pedir um cheque sustado.

Se você cometer um erro ao preencher um cheque, também pode sustá-lo. É melhor sustar ou destruir um cheque com erro do que tentar corrigi-lo.

Para criar um cheque sustado, risque a linha de assinatura, a linha da data e o pequeno quadro onde geralmente vai o valor do cheque. Em seguida, escreva “VOID” em letras maiúsculas ao longo do cheque para torná-lo inutilizável, significando que ninguém pode manipulá-lo ou descontá-lo.

Ao sustar o cheque, você se protege de fraudes. Após ter anulado o cheque, não se esqueça de fazer uma anotação disso em seu registro de cheques para manter o controle.

Nunca forneça a seu empregado ou a qualquer outra pessoa cheques em branco. Qualquer um pode preencher um cheque em branco e descontá-lo indevidamente.

Como solicitar cheques

Você pode solicitar cheques associados à sua conta corrente diretamente com o seu banco. Você pode fazer isso pessoalmente em sua agência local ou online.

Na maioria dos casos, sua instituição bancária deduzirá o custo de seus talões de cheque de sua conta corrente.

Muitos bancos trabalham com um fornecedor de cheques terceirizado, então seu talão de cheques incluirá uma folha de informações com os dados de contato necessários para caso precise solicitar novamente.

Verificando seu saldo

Você pode verificar seu saldo online ou através de um aplicativo móvel, ou em seu registro de cheques.

O que acontece se o saldo da sua conta corrente não for suficiente para cobrir um cheque?

Se você emitir um cheque que não pode cobrir, uma de duas situações pode acontecer.

Primeiro, seu banco pode marcar o cheque como “fundos insuficientes” ou NSF (non-sufficient funds) e devolvê-lo ao beneficiário. Quando isso ocorre, seu banco geralmente lhe cobrará uma taxa, e o banco deles provavelmente também. O pagador pode repassar suas taxas para você.

Um cheque devolvido por NSF às vezes é chamado de cheque sem fundos.

A segunda situação que pode acontecer se você emitir um cheque sem fundos suficientes na conta para cobri-lo é que o banco pode pagar o cheque e deixar sua conta no negativo. O destinatário não será cobrado nenhuma taxa, mas você provavelmente será cobrado uma taxa de overdraft, ou cheque especial, quando sua conta entrar no negativo.

Alguns bancos e cooperativas de crédito começarão a cobrar taxas diárias de overdraft se sua conta permanecer no negativo por mais de um período estabelecido, como uma semana. Como resultado, as taxas podem acumular rapidamente e se tornar difíceis de pagar.

Enviar dinheiro com um aplicativo móvel

Saber como preencher cheques é uma habilidade útil de finanças pessoais — mas, muitas vezes, enviar dinheiro online é mais rápido e fácil. Além disso, com exceção de cheques de viagem e ordens de pagamento, você não pode descontar um cheque em outro país. Você precisará usar um serviço de transferência de dinheiro como a Remitly para enviar dinheiro para o exterior.

a Remitly torna as transferências de dinheiro internacionais mais rápidas, fáceis e transparentes. Nosso aplicativo móvel intuitivo é confiado por mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Baixe o aplicativo para começar e envie sua primeira transferência hoje.